domingo, 15 de junho de 2014

Sobre o complexo de vira latas: a percepção do brasileiro em relação ao seu país

“Mas a ambição (ignorância) do homem é tão grande que, para satisfazer uma vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela.”
―Nicolau Maquiavel

Já expomos  aqui, em outras postagens, algum material que versasse sobre a falta de ânimo do brasileiro em defender o  que é seu (em diversos aspectos)... Recentemente, estive lendo na internet  uma história que um amigo me contou sobre a banda de rock americana  Kiss ter copiado a ideia da maquiagem do grupo brasileiro Secos e Molhados. Acabei descobrindo que o mito existe e parece ter sido resolvido pela historiografia, o que não passou de um mal entendido... 
Em qualquer polêmica de internet, o mais curioso são os comentários dos leitores! Lembro que no calor da  argumentação, alguém chegou a dizer que Os Mutantes, Secos e molhados e Legião Urbana são bandas horríveis, que ocupam a lista de piores bandas nacionais de todos os tempos... Pera lá! Não sei muito sobre o Legião Urbana, mas posso afirmar que as outras duas são conceituadíssimas em todo o mundo, principalmente Os Mutantes, que foram homenageados pelo Barbican Hall em 2006, uma casa de shows londrina considerada o principal centro cultural da Europa!
Esta introdução serve para nos lembrar que ainda sofremos da mente colonizada, onde tudo o que é de fora parece ser melhor, em comparação com que é nacional. A esse sentimento, o dramaturgo Nelson Rodrigues deu o nome de Complexo de Vira Latas. O vídeo abaixo procura esclarecer, aos interessados, este conceito:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário